A CECarbon é focada em edificações. Os dados de entrada referem-se ao compilado de materiais de cada uma das etapas construtivas, além de outros insumos complementares, tais como combustíveis utilizados e serviços como fretes. As fronteiras de cálculo limitam-se até o momento da entrega da obra, não considerando as emissões e o consumo energético referentes à operação e final da vida da edificação.
O parâmetro consumo energético refere-se ao conjunto de gastos energéticos realizados dentro dos limites avaliados, ou seja, desde a extração de materiais, até os demais insumos utilizados no contexto do canteiro de obras. Assim, utiliza-se o conceito da energia embutida em todos os materiais, bem como demais usos de combustíveis em máquinas estacionárias e móveis. O indicador é medido em megajoule, também apresentado em megawatt-hora nos resultados finais. Seu acompanhamento é essencial para aprimoramento da eficiência energética nas edificações.
O parâmetro de emissões refere-se ao conjunto de gases de efeito estufa (CO2, CH4, N2O, CFCs, PFCs, SF6), medidos em toneladas métricas de dióxido de carbono equivalente (tCO2e). A partir deste indicador, é possível compreender o impacto da edificação e traçar estratégias específicas no quesito mudanças climáticas.
A CECarbon permite a inserção de dados em momentos distintos de uma obra. Com a possibilidade de três edições, é possível comparar dados de projeto com o efetivamente realizado, contando ainda com uma etapa intermediária para acompanhamento. Assim, os resultados permitem compreender os comportamentos dos indicadores a depender das escolhas realizadas ao longo do processo, o que possibilita uma melhor gestão de impactos da edificação.